Foi realizada no Movieco – Movimento Ecológico no dia 22 de julho, de forma online e gratuita, a Vivência Integrativa “Constelação Familiar”. A atividade ministrada pela terapeuta e hipnoterapeuta Paula Krause trouxe como tema “A constelação familiar para o autoconhecimento: pai e mãe no sistema”.
A aula online contou com quase 50 pessoas inscritas.
Constelação Familiar é um método psicoterapêutico, criado pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger nos anos 1970, que busca estudar os padrões de comportamento de grupos familiares de geração em geração. Esse método ajuda a revelar os problemas, comportamentos, sentimentos e dúvidas que podem estar ligados aos nossos familiares, por mais que não os tenhamos conhecidos, ou seja, até mesmo de gerações anteriores a nossa.
Após a realização da vivência, conversamos com alguns dos participantes para saber o que acharam da experiência, método e didática da terapeuta.
Opiniões
Nilza Cruz, de 40 anos, advogada, disse que ainda não conhecia esta atividade. “Eu fiz por indicação da Tânia [coordenadora da ONG]. A motivação em participar veio porque vi nesta prática a possibilidade de auxiliar a dirimir as relações familiares, no âmbito jurídico, que é uma das minhas áreas de trabalho”, contou.
Além disso, sobre a atividade em si, ela explicou que foi uma experiência de elucidação sobre o papel individual da pessoa no ciclo familiar.
“A vivência traz maior clareza e compreensão sobre os sentimentos que permeiam as relações familiares e como podemos lidar com eles de uma forma mais saudável, mais relacionado aos sentimentos sobre nossos pais”.
Nilza também contou que já conhecia o trabalho do Movieco, por meio da prática de Reiki presencial e online. Também faz yoga atualmente pela modalidade online.
Ione Aparecida dos Santos, outra participante da vivência, destacou a atuação positiva da ONG:
“Participei da vivência porque o trabalho do Movieco é sério e sempre voltado para o conhecimento e para a evolução das pessoas. A terapeuta Paula foi fantástica, demonstrou perfeito domínio sobre o assunto. Ela falava de forma clara, conduzindo vivências muito boas. Fiquei com vontade de quero mais”, destacou.
Já Eliane Santos de Sousa, de 45 anos, professora, disse que já conhecia a Constelação Familiar e por isso mesmo se interessou na atividade gratuita.
“Participei de forma presencial em outro momento. Gostei da terapeuta Paula, pois ela trouxe uma dinâmica envolvente. Só discordei da ligação do trabalho com o pai: acredito que é a média, não que todos que tiveram problemas com os pais tenham dificuldades com dinheiro/trabalho”, frisou.
Ela também fez outras atividades online no Movieco como Yogaterapia, Aromaterapia e Ayurveda.
Solange Kina, de 50 anos, disse que conhece o trabalho do Movieco há 4 anos. Embora esteja afastada do trabalho para tratamento médico, recomendaria as atividades da ONG para outras pessoas.
“Eles fazem um trabalho muito importante e sério. Eu nunca havia participado desse tipo de vivência. Achei muito sensível, mas ao mesmo tempo uma experiência forte”, disse.
Sobre o trabalho realizada pela terapeuta Paula, ela foi categórica: “Achei-a objetiva, assertiva”.
Solange também contou que havia sido atendida pela terapeuta Gabriela, em formato online por causa da pandemia, para a prática de Ayurveda.
Sobre o Movieco
O Movieco é uma ONG de saúde e educação ambiental de Barueri. O Projeto Ecologia do Ser oferece uma série de atividades e terapias que fazem parte do Atendimento Terapêutico Social e da Educação Popular para Saúde e Meio Ambiente. Para saber mais, acesse o site da ONG: https://movieco.org.br/.
Todos mês é ministrada uma vivência integrativa gratuita à população. Fique atento à nossa agenda de eventos e participe da próxima, que será em agosto!
Entre as Práticas Integrativas e Complementares (PICs) que fazem parte do Projeto Ecologia do Ser, de forma gratuita e com profissionais capacitados, está Ayurveda, Reiki, Yogaterapia, Acupuntura e outros. Consulte nossa agenda mensal nas redes sociais da ONG.