Texto por Ellen Costa
O amarelo simboliza luz, calor, otimismo e alegria. Exatamente por isso não foi escolhido aleatoriamente para a Campanha intitulada Setembro Amarelo. A cor veio para iluminar o mês de setembro, que carrega em si uma campanha de valorização à vida.
O Setembro Amarelo é um alerta real sobre a importância da prevenção ao suicídio e, portanto, da valorização da vida humana. E para que essa prevenção funcione e alcance as famílias e as pessoas ao nosso redor, precisamos falar abertamente sobre o suicídio.
A conscientização quanto à depressão, principal causa do suicídio, é de grande valia a todos nós. Não somente no mês de setembro, mas todos os dias. Afinal, todos os dias há pessoas que têm pensamentos suicidas e podem, infelizmente, aderir a essa alternativa como saída.
Justamente pela preocupação e atenção que o tema merece, o Movieco irá realizar no dia 22/09/2022 (quinta-feira), a partir das 14h no Espaço Ecologia do Ser, a terapia integrativa comunitária – presencial e gratuita – com o tema Valorização da vida X Suicídio.
A Psicoterapeuta Laura de Freitas novamente conduzirá a atividade, dando sequência aos temas anteriores tratados.
Para participar da terapia comunitária é preciso fazer a inscrição CLICANDO AQUI!
A terapia será encerrada com Harmonização Vibracional ao som da Tigela de Cristal, conduzida pelo terapeuta Pedro.
O assunto é grave e urgente
O suicídio pode ser prevenido se a pessoa tiver espaço para o diálogo sem críticas, para expor os seus problemas sem ser ridicularizado ou diminuído em sua dor. Afinal, por mais simples que o problema pareça para nós, para quem está na situação, o sofrimento é grande. Às vezes gigantesco. Noutras vezes é tão complicado que ela não enxerga uma outra saída. Por isso, a dor alheia deve ser respeitada.
Para se ter ideia, no Brasil, todos os dias cerca de 32 pessoas dão fim a própria vida. O número corresponde a uma morte a cada 45 minutos. Isso significa que o suicídio mata mais brasileiros do que doenças como a AIDS e o câncer.
Entre as principais doenças relacionadas a essa prática está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias químicas.
Recentemente o DataSUS divulgou que nos últimos 20 anos os suicídios no Brasil subiram de 7 mil para 14 mil. Isso representa mais de um a cada hora, sem contar os casos não notificados. O número é maior do que mortes por acidentes de moto no mesmo período (notícia da Revista Época de 22/07/2022). Trata-se de um dado muito preocupante.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o aumento da depressão e ansiedade desde o início da pandemia é um dos principais fatores que levaram a esse aumento.
Neste encontro no Movieco, vamos falar sobre prevenção ao suicídio, como demonstrar empatia e ajudar pessoas que estão numa situação emocional desfavorável. Além disso, também daremos orientação de como conseguir apoio do setor público, além do trabalho do Movieco, entre outras coisas.
Esperamos você e sua família!
Leia também:
– Como o trabalho do Movieco contribui com a Campanha Setembro Amarelo de combate ao suicídio
Faça agora mesmo sua inscrição
Para participar da terapia comunitária é preciso fazer a inscrição CLICANDO AQUI!
A Terapia Comunitária Integrativa ocorre mensalmente, de forma presencial e gratuita dentro do Projeto Ecologia do Ser do Movieco.
Vale lembrar que manteremos todos os protocolos de segurança e saúde de combate à Covid-19, entre eles o quesito de “não aglomeração”. Além disso, o uso da máscara é obrigatório, bem como a comprovação da vacinação contra a Covid-19.
Faça sua inscrição AQUI.Preencha todas as informações solicitadas e fique atento(a) ao e-mail (a confirmação da vaga será feito por lá e pelas redes sociais do Movieco). Todos os dados devem ser preenchidos.
VAGAS LIMITADAS!
As demais aulas da Terapia Comunitária estão disponíveis no Canal do Movieco no Youtube. Clique aqui para ter acesso.