Desde julho passado, o serviço de atendimento do Movieco está melhor, mais organizado e seguro. Isso porque a ONG implantou um sistema de cadastro e gerenciamento dos dados e do histórico dos pacientes, denominado Amélia. Este aplicativo interno – utilizado exclusivamente pelos funcionários e terapeutas do Movieco – permite rapidez e segurança para agendar e atender melhor cada pessoa que busca algum tipo de ajuda ou tratamento.
“O aplicativo Amélia fez a equipe do Movieco ter muito mais facilidade no controle das consultas, e ajudou também os terapeutas a compartilhar as informações sobre os pacientes. Tudo em um único lugar”, explicou João Gabriel, colaborador da ONG.
Ele explicou ainda que atualmente, com uma busca no aplicativo é possível saber todas as informações de um paciente: “Desde os dados pessoais a documentos, e até os sintomas e tratamentos que teve ou fez, e em quais consultas já passou e em quais ainda vai passar. Tudo fica registrado”.
Com a informação do processo, por meio do aplicativo interno, é possível um melhor planejamento dos agendamentos, e também se tornou possível identificar com mais rapidez e organização os pacientes que faltavam muito nas consultas.
“Hoje o aplicativo envia e-mail confirmando a consulta e também oferece uma planilha com os agendamentos do dia, da semana e do mês”, segue explicando. “Com isso, todos os agendamentos podem ser confirmados e acompanhados. Isso também ajuda a diminuir o número de faltas”, completa.
A programadora responsável pelo desenvolvimento do APP, Janaína Nascimento, explicou as necessidades que identificou quando foi procurada pela ONG.
“Em contato com o Movieco, notamos a necessidade de um novo sistema de gerenciamento de consultas e pacientes. A ONG tinha todas as informações dos atendimentos e prontuário das pessoas que atendia, mas cada informações estava em um ambiente diferente e não estavam unificadas. Diante desse cenários, propomos uma plataforma de gerenciamento de atendimento na qual a instituição poderia administrar os horários das consultas, os eventos internos, a ficha de atendimento e os dados pessoais do paciente. Tudo em um só lugar.”
A ideia do sistema é automatizar a interação com pacientes e funcionários, facilitando as rotinas de agendamento, consultas e preenchimento do prontuário. Com isso, a implantação do sistema não facilitou apenas o dia a dia dos terapeutas, mas também o gerenciamento das atividades do Movieco, já que o sistema fornece relatórios dos tipos de atividades que são mais procuradas e quantidades de consultas no período com apenas um clique.
Vale lembrar que a procura por um atendimento ou tratamento na ONG, dentro do Projeto Ecologia do Ser, é muito concorrido. Para se ter uma ideia do trabalho realizado, no mês de agosto, por exemplo, foram 61 pessoas que fizeram triagem na ONG em busca de algum atendimento específico.
Pelo relatório mensal de prestação de contas da ONG, foram 49 atendimentos de Ayurveda, 92 de Reiki, 13 de Auriculoterapia, 23 de Acupuntura e 9 de Quiropraxia, totalizando 247 procedimentos gerais. Imaginem só como gerenciar tudo isso sem um sistema automatizado e seguro.
“Desde que começamos a oferecer acupuntura e quiropraxia, por exemplo, temos lista de espera para novas vagas”, disse Tânia Mara, Coordenadora da ONG. “Por mais que queiramos atender a todos, não podemos sobrecarregar a equipe. Por isso, a lista de espera para novas vagas só aumenta e ter as informações automatizadas nos ajuda muito”, concluiu.
“Também temos na tela do Amélia os números dos atendimentos em poucos cliques. Antes tínhamos que pegar esses números em várias tabelas, hoje temos tudo em um só lugar e com mais segurança”, completa João Gabriel.
Veja abaixo algumas telas do Amélia:
“Hoje o sistema está apenas interno, mas ele permite que seja aberto aos pacientes para que eles consigam agendar suas consultas diretamente pelo site do Movieco com o profissional, data e horário de sua preferência. Esta etapa será implementada futuramente e vai otimizar ainda mais o trabalho da ONG”, finaliza Janaína.