Texto por Priscila Miranda
Meditação, reflexologia, reiki e um delicioso lanche ayurvédico marcaram o encontro de março, com a visita especial das participantes do ‘Grupo Vida Brasil’
Vamos falar sobre envelhecimento ativo? Envelhecer não é e não pode ser sinônimo de adoecer. Pensando nisso, o Movieco promoveu uma Vivência Integrativa especial durante o mês da mulher e abordou a temática da longevidade e do envelhecer com saúde, a partir dos princípios da Ayurveda.
A iniciativa aconteceu no dia 08 de março, com o intuito de também celebrar o ‘Dia Internacional da Mulher’ de forma especial. Na ocasião, recebemos a visita de algumas participantes do ‘Grupo Vida Brasil’ de Barueri – entidade da sociedade civil, sem fins lucrativos, que presta serviços gratuitos de qualidade às pessoas idosas.
Acompanhadas pela equipe de cuidadores, as senhoras foram muito bem acolhidas e recepcionadas pelos profissionais do Projeto Ecologia do Ser. A terapeuta Michelle Rossi deu início à vivência e explicou como é possível ter longevidade e qualidade de vida durante a melhor idade, seguindo alguns fundamentos básicos ensinados pela medicina ayurvédica.
Em seguida, as nossas visitantes foram acompanhadas até a sala de cristais e lá participaram de um momento de meditação com musicoterapia e luzes de cura, conduzido pela coordenadora Tânia Mara. No dia, os terapeutas Brasílio Azevedo e Etelvina Maria também ofertaram as terapias de reflexologia e reiki para as participantes.
A alimentação saudável também fez parte das dicas compartilhadas durante a apresentação e, ao final, todos confraternizaram com um delicioso lanche natural com receitas especialmente preparadas para a ocasião. Todos também foram presenteados com belas mudas de suculentas, foi um momento alegre, interativo e muito prazeroso.
Sobre o envelhecimento ativo
De maneira clara e objetiva, a terapeuta Michelle Rossi explicou que ao envelhecer, entramos na idade vata; o que significa que a pele fica mais seca, a memória enfraquece, os ossos se tornam mais porosos e há perda de massa muscular. A profissional destacou que é necessário equilibrar esse dosha e, para isso, é preciso estar bem nos pilares: sono, alimentação, silêncio, movimento e espiritualidade.
Meditação, alimentação saudável, movimento, beber água, qualidade do sono, espiritualidade, cultivar boas amizades, trabalhar a mente e até mesmo ter animais de estimação são apenas algumas das inúmeras coisas que contribuem para ter mais qualidade de vida durante a chamada ‘melhor idade’. Pode não parecer, mas alguns hábitos simples e pequenas atitudes fazem total diferença para um envelhecimento sadio e feliz.
Veja 8 dicas para acrescentar à sua rotina e envelhecer feliz:
- Ao se levantar, raspe a língua. Isso ajuda a manter um bom hálito, reduzir toxinas e melhorar a digestão;
- Durante o banho morno, faça oleação utilizando o óleo de gergelim (somente pela manhã);
- Movimente seu corpo, pratique atividades e exercícios físicos, saia para uma caminhada e durante o percurso pratique também a contemplação;
- Escolha alimentos saudáveis, prefira produtos naturais;
- Tire alguns minutos do seu dia para tomar sol; se possível, vá à praia, a água do mar cura;
- Cultive bons pensamentos ao longo do seu dia; mente saudável, corpo saudável;
- Mantenha a conexão com Deus,
- Se prepare para uma boa noite de sono.
Confira as receitas preparadas durante a vivência deste mês:
Chutney de manga (Ideal para Vata e Kapha)
Ingredientes:
1 colher de sobremesa de ghee | 2 mangas verdes cortadas em cubinhos | 1 cebola roxa pequena | 2 cravos | 1 canela em pau | 1 colher de sopa de cominho em grãos | 1 colher de chá de páprica picante | 1 colher de chá de cúrcuma | 2 colheres de sopa de açúcar demerara | 1 pimenta dedo de moça sem sementes, cortada em fatias finas | 1 pitada de sal | 1 copo d’água
Preparo:
Esquente o ghee e adicione o cominho em grão. Quando começar a fazer espuma, adicione a cebola, a pimenta dedo de moça e refogue bem. Coloque todos os demais ingredientes e mexa bem. Deixe o fogo baixo, tampe a panela e cozinhe até a manga começar a desmanchar. Deixe esfriar e sirva com torradas integrais, chapati ou como acompanhamento nas refeições.
Patê de cenoura
Ingredientes:
cenouras cozidas | cominho em pó | gotas de limão | salsinha picada | azeite de oliva | sal rosa ou sal marinho
Preparo:
Bata as cenouras cozidas no liquidificador, com azeite de oliva, limão, sal e o cominho, se necessário, um pouco de água (o mínimo para conseguir triturar). Misture bem até que fique homogêneo. Acompanha bem torradinhas ou chapati. Servir com folhas de salsinha picadas.