Webmail
Movieco
  • Home
  • Institucional
    • Sobre o Movieco
    • Transparência
    • Contato
  • Ecologia do Ser
  • Blog
  • Projetos
    • Agenda mensal
    • Projetos Atuais
    • Projetos Realizados
  • Notícias
  • Biblioteca Ecológica
  • Publicações
    • Eco Notícia
    • Cartilhas
    • Calendário Ecológico
No Result
View All Result
Movieco
  • Home
  • Institucional
    • Sobre o Movieco
    • Transparência
    • Contato
  • Ecologia do Ser
  • Blog
  • Projetos
    • Agenda mensal
    • Projetos Atuais
    • Projetos Realizados
  • Notícias
  • Biblioteca Ecológica
  • Publicações
    • Eco Notícia
    • Cartilhas
    • Calendário Ecológico
No Result
View All Result
Movieco
No Result
View All Result
Home Blog

De Olho nos Ruralistas lança dossiê sobre financiamento da bancada ruralista

Movieco by Movieco
5 de janeiro de 2023
em Blog
De Olho nos Ruralistas lança dossiê sobre financiamento da bancada ruralista
Compartilhar FacebookCompartilhar Twitter

Relatório inédito revela participação direta de multinacionais no lobby ruralista; além de atuar em associações que financiam o Instituto Pensar Agro, empresas como Bayer, Basf, Syngenta, JBS, Cargill e Nestlé mantiveram 278 reuniões com o alto escalão do governo Bolsonaro

Por Alceu Luís Castilho e Bruno Stankevicius Bassi

Novo relatório do observatório revela atuação direta de empresas em lobby ruralista.

Por trás da boiada estão as multinacionais. Os projetos de lei que constituem o “Pacote da Destruição” — PL da Grilagem, PL do Veneno, PL do Licenciamento Ambiental, PL da Mineração em Terras Indígenas — não têm como origem a mente inspirada dos deputados e senadores da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), a faceta mais organizada da bancada ruralista no Congresso. O financiamento é nacional e internacional.

Existe um cérebro pensante por trás da FPA. E um mecanismo. Um conjunto de lobistas e executivos de entidades de classe e empresas, organizados através do Instituto Pensar Agro (IPA), que formula as pautas legislativas e define o posicionamento político da frente.

Em 2019, De Olho nos Ruralistas revelou a ponta desse iceberg, mostrando algumas das multinacionais que integravam associações mantenedoras do IPA: gigantes como as produtoras de agrotóxicos e sementes transgênicas Bayer, Basf e Syngenta, as processadoras de soja Cargill, Bunge, ADM e Louis Dreyfus; os frigoríficos JBS e Marfrig e indústrias do setor alimentício como Nestlé e Danone.

Essas corporações não são atores passivos no lobby ruralista em Brasília. É o que mostra o novo dossiê do observatório sobre o tema, publicado hoje (18): “Os Financiadores da Boiada: como as multinacionais do agronegócio sustentam a bancada ruralista e patrocinam o desmonte socioambiental“.

Ele mostra que, durante o governo de Jair Bolsonaro, empresas do setor se reuniram pelo menos 278 vezes com membros do alto escalão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Em pauta, temas como a flexibilização de regras para agrotóxicos, a autorização de testes de novas substâncias químicas direto em campo (ao invés de laboratórios) e a autofiscalização sanitária.

Com capa ilustrada pelo premiado cartunista Renato Aroeira, o dossiê aponta a Syngenta como campeã na interlocução com o governo, com 81 reuniões; seguida por JBS, com 75; Bayer, 60; Basf, 26; Nestlé, 23; e Cargill, 13.

Bayer foi recebida por servidores fora da agenda oficial

O levantamento de reuniões levou em consideração os encontros registrados na agenda oficial de autoridades do Ministério da Agricultura entre janeiro de 2019 e junho de 2022. No entanto, os registros de entrada no Mapa, obtidos via Lei de Acesso à Informação (LAI), contam outra história.

Bolsonaro recebe Werner Baumann, CEO da Bayer, em 2019. (Foto: Reprodução/Pr)

Durante esse período, a ex-chefe de Assuntos Públicos da Bayer, Silvia Menicucci, esteve presencialmente 25 vezes na sede do ministério. Destas, 16 não foram registradas em agenda oficial. Na Câmara a executiva esteve 14 vezes, entre 2018 e 2019.

O caso da empresa alemã é um dos destaques do dossiê, uma vez que demonstra a facilidade com que os conglomerados do agronegócio conseguem acesso ao alto escalão do governo.

Em outubro de 2019, o então CEO global da companhia, Werner Baumann, se reuniu pessoalmente com Bolsonaro, em evento promovido pela agência de fomento às exportações Apex-Brasil, onde Menicucci havia atuado como servidora.

Em 2022, foi a vez da ex-ministra Tereza Cristina prestigiar a empresa ao participar de um vídeo produzido pela Bayer, postado em um dos canais oficiais da companhia, para falar sobre seguro rural. Também participou do vídeo o diretor do Departamento de Política Agrícola e Seguro Rural do Mapa, Pedro Loyola.

Em resposta aos dados do relatório, a empresa afirmou que as reuniões com agentes de órgãos públicos são “normatizadas pela legislação federal e por políticas internas da própria companhia” e que estas foram “formalmente solicitadas aos órgãos com quem a empresa mantém interações”.

Procurado, o Mapa classificou a participação da então ministra no vídeo institucional como uma “entrevista”, tendo como objetivo “prestar informações sobre as políticas públicas realizadas por este Ministério, especialmente sobre o Programa de Seguro Rural”. O órgão não se pronunciou sobre as reuniões fora da agenda.

Sob Bolsonaro, Instituto Pensar Agro e Ministério se misturam

Desde a publicação da primeira série de reportagens sobre a cadeia de financiamento do Instituto Pensar Agro, em 2019, o think tank ruralista cresceu e prosperou. Hoje, o IPA conta com 48 associações participantes. Com o aumento de verbas, o instituto multiplicou sua equipe, avançando não só na atuação legislativa como na elaboração de campanhas pró-agronegócio.

Bolsonaro e Tereza Cristina em reunião com presidente da FPA. (Foto: Agência FPA)

A atuação publicitária do IPA não se limita a promover o setor. Por meio dos canais da Frente Parlamentar da Agropecuária, a organização ruralista iniciou em 2021 uma campanha contra este observatório, insinuando que matérias críticas aos seus interesses são “fake news“.

Esse fortalecimento é fruto também do poder que IPA e FPA passaram a ter no governo federal desde a posse de Bolsonaro.

Além das reuniões com empresas, o dossiê “Os Financiadores da Boiada” mostra que lobistas e líderes ruralistas se reuniram 160 vezes com servidores do Mapa. Destas, 20 contaram com a presença da então ministra Tereza Cristina, ex-presidente da FPA.

Além da pasta de Agricultura, eles foram recebidos nos ministérios da Economia (33), do Meio Ambiente (4), da Justiça e Segurança Pública (1) e da Educação (1), esta última para falar sobre a versão rural do “Escola Sem Partido”: “Lobby do agronegócio se organiza para “fiscalizar” material escolar“.

A aliança com o Mapa fica explícita até mesmo nas respostas aos dados levantados do relatório. Poucas horas após enviar pedido de informações ao Ministério, a equipe do De Olho nos Ruralistas foi contatada pela assessora de imprensa do IPA, que informou ter “ficado sabendo” sobre as perguntas direcionadas ao governo sobre a relação com o instituto e exigindo ter acesso aos dados.

Procurados oficialmente para se posicionar sobre as informações do dossiê, nem IPA nem FPA enviaram resposta.

Dossiê abre série de reportagens sobre Lobby Ruralista

A publicação do dossiê “Os Financiadores da Boiada: como as multinacionais do agronegócio sustentam a bancada ruralista e patrocinam o desmonte socioambiental” abre a cobertura eleitoral do observatório sobre a atuação da FPA e do IPA junto ao governo Bolsonaro.

Até outubro, serão publicados novos relatórios e reportagens explorando o papel de empresas, associações e lobistas no ecossistema do lobby ruralista em Brasília.

É preciso mudar também o Congresso, não somente a Presidência da República. (Imagem: De Olho nos Ruralistas)

Parte dos dados foi apresentada de forma inédita, em reunião com eurodeputados em São Paulo: “De Olho nos Ruralistas apresenta dossiê sobre lobby a membros do Parlamento Europeu“.

Os resultados preliminares do levantamento de reuniões de multinacionais dos agrotóxicos já haviam baseado um dos capítulos do estudo “Comércio Tóxico, a ofensiva do lobby dos agrotóxicos“, lançado em abril pela rede ambientalista Friends of the Earth Europe, sob coordenação das pesquisadoras Audrey Changoe e Larissa Bombardi.

De Olho nos Ruralistas iniciou em junho uma cobertura especial e inédita, com o objetivo de esmiuçar as políticas agrárias e ambientais dos últimos anos, as candidaturas do agronegócio e o funcionamento da FPA.

Até outubro, lançaremos novos dossiês e multiplicaremos as reportagens e os vídeos, com uma equipe ampliada.

Imagem principal (Aroeira/De Olho nos Ruralistas): relatório expõe as multinacionais que patrocinam a boiada.

Conteúdo extraído do site De Olho nos Ruralistas.

Tags: Agenda OficialAgroagronegócioAgropecuáriaAgrotóxicosBancada RuralistaBancada SocioambientalBayerBoiadaBolsonaroDe Olho nos RuralistasDociêfinanciamentoGoverno BolsonaroInstituto PensarPolíticas AgráriasRuralistasSocioambiental
Previous Post

Lula toma posse e sobe a rampa: dezenas de milhares acompanham cerimônia em Brasília

Next Post

‘Mutirão de Cone Hindu’ e treinamento interno para os terapeutas marcam início das atividades do Movieco em 2023

Related Posts

Como mudanças climáticas estão alterando comportamento, reprodução e tamanho de animais

Como mudanças climáticas estão alterando comportamento, reprodução e tamanho de animais

by Movieco
15 de março de 2023
0

Peixes, caranguejos, macacos, lagartos e até abelhas já sofrem com os efeitos provocados pelas mudanças do clima Por Rone Carvalho,...

Movieco recebe ‘Grupo Vida Brasil’ de Barueri durante Vivência Integrativa especial do mês da mulher

Movieco recebe ‘Grupo Vida Brasil’ de Barueri durante Vivência Integrativa especial do mês da mulher

by Movieco
10 de março de 2023
0

Texto por Priscila Miranda Meditação, reflexologia, reiki e um delicioso lanche ayurvédico marcaram o encontro de março, com a visita...

Movieco marca presença e destaca a importância das PIC’s durante 2ª Plenária Municipal de Saúde de Barueri

Movieco marca presença e destaca a importância das PIC’s durante 2ª Plenária Municipal de Saúde de Barueri

by Movieco
6 de março de 2023
0

Texto por Priscila Miranda O evento reuniu autoridades municipais e diversos profissionais da área da saúde A 2ª Plenária Municipal...

Moxaterapia e Ventosaterapia são destaques da Vivência Integrativa desse mês

Moxaterapia e Ventosaterapia são destaques da Vivência Integrativa desse mês

by Movieco
27 de fevereiro de 2023
0

Texto por Priscila Miranda No dia, a equipe do Movieco também participou de um treinamento interno sobre essas duas técnicas...

“O problema dos agrotóxicos sintéticos está ligado ao desenvolvimento de um sistema alimentar falho”

“O problema dos agrotóxicos sintéticos está ligado ao desenvolvimento de um sistema alimentar falho”

by Movieco
20 de fevereiro de 2023
0

As políticas de apoio à mudança das práticas agrícolas são essenciais mas insuficientes, acredita, num fórum no “Le Monde”, o...

Load More

Últimas Publicações

Como mudanças climáticas estão alterando comportamento, reprodução e tamanho de animais

Como mudanças climáticas estão alterando comportamento, reprodução e tamanho de animais

15 de março de 2023
Movieco recebe ‘Grupo Vida Brasil’ de Barueri durante Vivência Integrativa especial do mês da mulher

Movieco recebe ‘Grupo Vida Brasil’ de Barueri durante Vivência Integrativa especial do mês da mulher

10 de março de 2023
Movieco marca presença e destaca a importância das PIC’s durante 2ª Plenária Municipal de Saúde de Barueri

Movieco marca presença e destaca a importância das PIC’s durante 2ª Plenária Municipal de Saúde de Barueri

6 de março de 2023
Moxaterapia e Ventosaterapia são destaques da Vivência Integrativa desse mês

Moxaterapia e Ventosaterapia são destaques da Vivência Integrativa desse mês

27 de fevereiro de 2023

Mais Lidas

  • Projeto Ecologia do Ser

    426 shares
    Share 170 Tweet 107
  • Movimentos Socioambientais

    305 shares
    Share 122 Tweet 76
  • Plásticos ocultos no nosso cotidiano: 10 itens comuns que surpreendentemente contêm plástico

    284 shares
    Share 114 Tweet 71
  • Incineração de Resíduos e Caso URE Barueri

    279 shares
    Share 112 Tweet 70
  • Incineradora em Barueri faz mercado de ações feliz e população triste

    273 shares
    Share 109 Tweet 68

BibliotecaEcológica

Reflexologia

Reflexologia

15 de dezembro de 2022
Fitoterapia

Fitoterapia

6 de junho de 2021
Cristais

Cristais

22 de abril de 2021
Práticas Integrativas e Complementares (PICs)

Práticas Integrativas e Complementares (PICs)

2 de fevereiro de 2021
Práticas Integrativas e Complementares (PICs)

Práticas Integrativas e Complementares (PICs)

31 de dezembro de 2020

Projeto Ecologia do Ser

31 de dezembro de 2020

Movieco - Movimento Ecológico

Nasceu da sinergia de pessoas preocupadas com o rumo do planeta, iniciando ações conjuntas e organizadas para um movimento de ideias e atitudes.

Sede Movieco 
Rua Dr. Danton Vampre 128 Aldeia de Barueri

Espaço Ecologia do Ser
Rua Adriano Augusto, 318 Aldeia de Barueri - SP

Útimas postagens

  • Como mudanças climáticas estão alterando comportamento, reprodução e tamanho de animais
  • Movieco recebe ‘Grupo Vida Brasil’ de Barueri durante Vivência Integrativa especial do mês da mulher
  • Movieco marca presença e destaca a importância das PIC’s durante 2ª Plenária Municipal de Saúde de Barueri
  • Moxaterapia e Ventosaterapia são destaques da Vivência Integrativa desse mês
  • “O problema dos agrotóxicos sintéticos está ligado ao desenvolvimento de um sistema alimentar falho”

Marcadores

Acupuntura Agrotóxicos amazonia Amazônia aromaterapia atividade gratuita atividade presencial autoconhecimento Ayurveda coletivo SOS Barueri Covid-19 depressão Desmatamento Destaque Ecologia do Ser equilíbrio emocional espaço ecologia do ser farmácia viva Fitoterapia Laura de Freitas lidar com o luto luto meio ambiente mindfulness Movieco Mudanças Climáticas nosso futuro roubado ONU pandemia PICs plantas medicinais povos indígenas Projeto Ecologia do Ser Práticas Integrativas e Complementares recursos terapêuticos Reiki Ricardo Balsimelli saúde saúde e bem estar Semana do Meio Ambiente terapia Terapia Comunitária Vivência Integrativa Yoga Yogaterapia

Newsletter

© 2020 Todos os direitos reservados Movieco

No Result
View All Result
  • Home
  • Institucional
    • Sobre o Movieco
    • Transparência
  • Ecologia do Ser
    • Vivência Integrativa com Arteterapia no Movieco
  • Projetos
    • Projetos Atuais
    • Projetos Realizados
  • Blog
  • Biblioteca Ecológica
  • Publicações
    • Eco Notícia
    • Cartilhas
    • Calendário Ecológico
  • Contato

WEBMAIL


© 2020 MOVIECO - Todos os direitos reservados