A Agenda 21 é um Plano de Ação para o século XXI, que propõe um novo modelo de desenvolvimento frente à crise ambiental decorrente, principalmente, do descontrolado crescimento populacional e do modo de produção e consumo que exploram sem limites os recursos naturais.
Fruto da II Conferência Mundial para o Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), no Rio de Janeiro, em 1992, a partir dela muitos deixaram de ignorar as relações entre o desenvolvimento e as modificações provocadas no meio ambiente.
Pela Agenda 21, a conferência conhecida como Eco-92, colocou o tema do desenvolvimento sustentável em pauta, com uma nova postura frente ao uso dos recursos naturais, à mudança nos padrões de consumo, à adoção de tecnologias ambientalmente corretas.
Em seu capítulo 28, a Agenda 21 orienta a aplicação do programa nas dimensões nacional e local, como exemplo a Agenda 21 Escolar.
A Agenda 21 Escolar é um programa de educação ambiental que possui como referência a Agenda 21 Global. O objetivo dela é ser aplicada nas escolas e no entorno delas como forma de influência ou inspiração para o meio.
Ela possui como princípios: a sustentabilidade, a democracia participativa, a solidariedade, o respeito à diversidade, o trabalho cooperativo e o fortalecimento da comunidade.
Em Barueri, entre 2004 e 2008, houve um momento de articulação do Poder Público e a sociedade civil, quando foram implementadas na rede municipal de educação a Agenda 21 Escolar como instrumento de educação ambiental, tendo como estratégias:
Capacitação de 1.500 multiplicadores;
Sensibilização com filme, dinâmicas, dança circular, palestra;
Fornecimento de Material Didático.
A Agenda 21 Escolar estava articulada com a Agenda 21 Local e Plano Diretor da cidade.