Texto por Jucelene Oliveira
Movieco lança série mensal gratuita com aulas sobre Aromaterapia, suas práticas e benefícios.
Aromaterapia, para quem não conhece, é uma técnica natural que utiliza o aroma e as partículas liberadas por diferentes óleos essenciais para estimular diferentes partes do cérebro.
Óleos essenciais, por sua vez, são extraídos de folhas, talos e flores para uso terapêutico. Eles têm, segundo os especialistas e aromaterapeutas, propriedades e características cicatrizantes, regeneradoras e terapêuticas que ajudam no alívio de sintomas contra a ansiedade, a insônia, a depressão, a asma e o resfriado. Além disso, promovem bem-estar e fortalecem as defesas do corpo.
A Aromaterapia faz parte das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) e pode ser aplicada inclusive no Sistema Único de Saúde (SUS) e também em consultórios e clínicas particulares.
Os moradores de Barueri, no entanto, têm a possibilidade de usufruir da Aromaterapia de forma 100% gratuita dentro da Farmácia Vida (Educação para Saúde) em formato de Terapia Comunitária. A primeira aula, de uma série mensal que está apenas começando, foi realizada no último dia 22 de abril pelo Google Meet e contemplou diversas pessoas.
O que são Práticas Integrativas e Complementares (PISc)
As PICS se referem a diversos tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais e, como o próprio nome diz, são complementares à medicina convencional, procurando abordar o paciente de forma integrada. Elas visam à prevenção e à promoção em saúde, mas também podem ser utilizadas para aliviar sintomas e tratar alguns tipos de enfermidades.
Ao todo, são 29 PICs incorporadas pelo SUS, entre elas: Ayurveda, Yoga, Acupuntura, Fitoterapia, Dança Circular, Constelação Familiar, Reiki, Quiropraxia e outras. Para saber mais, clique aqui.
O Movieco – Movimento Ecológico, pensando mais uma vez no bem-estar e na segurança da comunidade local, principalmente neste momento tão desafiador da pandemia, está organizando uma série de aulas sobre Aromaterapia, de forma 100% gratuita e online, dento do Projeto Ecologia do Ser.
A partir deste mês de abril, todos os meses haverá uma aula gratuita (e neste momento ainda em formato online) com o tema Aromaterapia. Nas aulas, ministradas pelo professor e terapeuta Gilson Giombeli*, serão abordados diferentes aspectos, passando por práticas, métodos, benefícios etc.
Origem e Prática
O termo, Aromaterapia, foi criado pelo francês e químico Maurice René Gattofossé, em 1928. Seu principal objetivo é manter a saúde e prevenir doenças.
Embora essa prática utilize produtos naturais, é muito importante que seja orientada por um naturopata ou outro profissional especializado, para saber qual o melhor óleo essencial a utilizar em cada caso.
Segundo Nátaly Neri, especialista do tema, os óleos essenciais utilizados na Aromaterapia são compostos altamente puros, concentrados e voláteis. “Em outras palavras, eles evaporam com muita facilidade”. Ela explica ainda, que por serem derivados de plantas, troncos, raízes, pétalas de flores e sementes, eles têm fortes propriedades terapêuticas.
O terapeuta do Movieco, Gilson Giombeli, complementa que são “substâncias não gordurosas, mas lipofílicas, voláteis, produzidas pelo metabolismo secundário das plantas”.
LEIA TAMBÉM:
– Vivência Integrativa Ayurveda de abril trouxe massagem Abhyanga aos participantes
– Promoção da Saúde pelo SUS. Faça uso das PICs!
O que são óleos essenciais
Pela utilização de óleos essenciais é possível alcançar benefícios físicos, emocionais e também energéticos. É uma grande gama de substâncias agrupadas e aromáticas.
Giombeli explica que, pela definição, do ponto de vista da química, os óleos essenciais são substâncias que não são usadas para a planta viver ou para se nutrir. Mas, são substâncias, por exemplo, para proteção, atração ou até de comunicação entre elas.
Ele ainda acrescenta que as plantas medicinais são “todos os vegetais que possuem substâncias com finalidade terapêutica”.
Para que serve cada óleo essencial?
Abaixo você confere as melhores indicações:
Óleo essencial | Para que serve |
Alecrim | Cansaço mental, falta de memória, dificuldade de concentração, dor de cabeça, enxaqueca, dores musculares e dores articulares. |
Lavanda | Excesso de estresse, dor de cabeça, resfriados, insônia e problemas respiratórios. |
Canela | Cansaço físico ou mental, tonturas, irritabilidade, dor de cabeça, falta de concentração, cólicas menstruais e dificuldade em relaxar. |
Jasmim | Diminuição da libido, problemas respiratórios, excesso de estresse, depressão e tensão muscular. |
Bergamota | Excesso de estresse, depressão, ansiedade, infecções da pele, má digestão. |
Camomila | Excesso de estresse, tensão muscular, depressão e inflamação do sistema urinário. |
Eucalipto | Problemas respiratórios, dor de cabeça, enxaqueca, dores musculares, febre e tensão muscular. |
Limão | Falta de concentração, ansiedade, excesso de estresse, falta de energia, sistema imune enfraquecido, dor de cabeça, má digestão e febre. |
Sândalo | Dor no peito, excesso de estresse, tensão muscular, diminuição da líbido. |
ylang-ylang | Ansiedade, excesso de estresse, dor de cabeça, náuseas, pressão alta, problemas intestinais ou redução no crescimento de pêlos. |
Estes óleos essenciais podem ser utilizados separados ou ao mesmo tempo para aliviar vários problemas de saúde de forma concomitante. Porém, as misturas devem ser indicadas por um profissional especializado, já que devem ser usados em fórmulas específicas.
As duas principais formas de utilização dos óleos essenciais são por meio da inalação (respiratória) e por via cutânea (diretamente na pele). Eles possuem contraindicações? Sim, possuem. Por isso é tão importante conhecer, pesquisar e ter a orientação de um naturopata. O óleo essencial de alecrim, por exemplo, não é indicado para pessoas hipertensas.
Também existe o uso psicoterápico dos óleos essenciais, justamente para provocar estados de humor na pessoa, estimular o seu emocional.
“Eles têm propriedades terapêuticas. Não é apenas um estado de consciência. Uma gota no difusor equivale a dezenas de plantas”, explica Nátaly Neri.
Participe no mês de maio!
Perdeu a primeira aula gratuito de Aromaterapia realizada em abril? Não tem problema. Você pode consultar o material disponibilizado pelo professor Gilson Giombeli na Biblioteca Ecológica do Movieco, e também pode participar da próxima aula, que será realizada em maio (a divulgação da data e horário será realizada em breve).
Não perca!
O Projeto Ecologia do Ser oferece uma série de atividades e terapias que fazem parte do Atendimento Terapêutico Social e da Educação Popular para Saúde e Meio Ambiente. Para saber mais, acesse aqui.
***
*Gilson Giombeli é pós-graduado em Plantas Medicinais: manejo, uso e manipulação pela UFLA; e também pós-graduado em Farmacologia pela UFLA. Além disso, é formado em Acupuntura pela ANBATH e pela EPT e possui o curso técnico em Naturopatia.
Foto destaque: retirada do Blog Biologicus
Fontes: Tua Saude, Ibeco e canal Nátaly Neri no Youtube