Texto por Ellen Costa
O ano de 2022, para o Movieco, foi marcado por muito trabalho e auxílio à comunidade de Barueri e região. Exatamente por isso, chegou o momento de agradecer a todos da comunidade de Barueri e região que encontraram no Projeto Ecologia do Ser – Promoção da Saúde pelas Terapias Naturais, um lugar de acolhimento, cuidado e incentivo para se viver melhor.
Muitas pessoas procuraram o Movieco por problemas sérios de saúde, físicos e psicológicos; outras por buscarem mais qualidade de vida e novos aprendizados. Diversas foram atendidas e auxiliadas em necessidades específicas.
O projeto está no seu quinto ano de existência e segue promovendo diversos atendimentos, atividades, cursos, oficinas e interações todos os dias. Prova disso são os números, resultados e depoimentos que o Movieco recebeu ao longo de 2022.
O Projeto Ecologia do Ser – Promoção da Saúde pelas Terapias Naturais já está em atividade. Esperamos que 2023 seja ainda mais produtivo e acolhedor que o ano anterior.
Confira algumas fotos do trabalho realizado ao longo de 2022:
Compartilhando alguns dados e resultados de 2022
Na Meta 1 do Projeto – Atendimento Social – foram quase 6 mil atendimentos gratuitos no total.
Estamos muito contentes com o trabalho prestado no ano passado. Ao todo, o Movieco realizou 5957 atendimentos em 2022 para as diversas Práticas Integrativas e Complementares. Elas passaram por atendimento terapêutico regular, numa média de 4 a 5 vezes por mês.
Dentro do Ambulatório Integrativo Triagem foram realizados 150 atendimentos em 2022.
A função da triagem é conhecer o perfil e a necessidade do paciente para melhor orientá-lo sobre a atividade que irá realizar: Ayurveda, Reiki, Auriculoterapia, Acupuntura, Quiropraxia, Imposição de Mãos/Barra de access e Yogaterapia, entre outros. A triagem é o primeiro contato do novo paciente com a ONG, e a partir dele, o melhor tratamento é indicado.
Em se tratando da prática de Ayurveda, foram realizados 1235 atendimentos, sendo todos de modo presencial.
O Reiki também foi muito procurado pela comunidade: 837 atendimentos.
Os terapeutas do Projeto prestaram 191 atendimentos de Auriculoterapia em 2022. Para entender mais sobre Auriculoterapia, clique aqui.
Para o atendimento em Acupuntura, foram 278 pessoas contempladas. Para entender mais sobre Acupuntura, clique aqui.
Quiropraxia foram 76 atendimentos. Para entender mais sobre Acupuntura, clique aqui.
Em se tratando de Yogaterapia, foram 111 encontros registrados.
Para Imposição de Mãos/Barra de access foram 40 atendimentos.
E por fim, mas não menos importante, foram 116 atendimento de Reflexologia.
Meta 2 do Projeto – Educação para Saúde
As vivências integrativas foram realizadas no formato de encontros coletivos: aulas livres e cursos. Todas presenciais. No total foram 12 encontros em 2022 (um encontro por mês).
Os temas das Vivências foram variados e muito bem aceitos pela comunidade:
Entre janeiro e fevereiro foi realizada a 2ª Edição do Curso de Mindfulness e Gerenciamento do Estresse, contando com aulas gravadas na plataforma e disponibilizadas semanalmente. Além disso, houve 4 encontros on-line ao vivo com o Dr Ricardo Balsimelli. A procura foi intensa, e o curso oferecido aos 20 primeiros pela ordem de inscrição.
No mês de fevereiro trouxemos um conteúdo na Farmácia Viva sobre a prática da Fitoterapia. A Fitoterapia está presente no cotidiano de inúmeras culturas desde a antiguidade – justamente para o tratamento e prevenção de doenças.
Por meio de um chá ou xarope caseiro, muitas pessoas podem ter melhora na sua saúde. Para saber mais, leia: Farmácia Viva: seja um chá ou xarope caseiro, as práticas naturais têm nome e todos nós já usamos
No mês de março realizamos a primeira Terapia Comunitária Integrativa presencial do ano: “Como manter o equilíbrio emocional”. Quem conduziu a atividade foi a Psicoterapeuta Laura de Freitas.
Também trouxemos um conteúdo sobre Litoterapia e o uso da energia dos cristais.
No mês abril aplicamos uma Pesquisa sobre resíduos sólidos, com foco na instalação da Usina de Incineração de Resíduos em Barueri. Tanto o Movieco como boa parte da comunidade local é contrária à instalação. A opinião da população local registrou enorme resistência: 82% da população de Barueri se mostrou a favor do Prefeito vetar a instalação da incineradora. Para saber todos os resultados, clique aqui.
Também em abril realizamos a Terapia Comunitária Integrativa presencial sobre Autossabotagem.
O Coletivo SOS Barueri – Saneamento Orientado à Saúde, grupo formado por cidadãos sem nenhuma dependência ou tendência política, também ganhou destaque no portal de comunicação do Movieco. Diversas pessoas foram ouvidas e dessa conversa, surgiu a matéria: Incineradora em Barueri faz mercado de ações feliz e população triste
Em maio trouxemos a Terapia Comunitária presencial sobre Autoconhecimento. “O autoconhecimento é um dos pilares para a felicidade, pois quem tem consciência dos seus pontos fortes e pontos a desenvolver, tem a oportunidade de escolha, e assim terá melhores resultados em qualquer área da sua vida”, explica Laura de Freitas.
Realizamos em junho a Ecofeira Solidária do Movieco no Espaço Ecologia do Ser, dentro da Semana de Meio Ambiente. A semana foi marcada por atividades diversas, entre eles: Yoga pela paz no Planeta, Multirão de Reiki e Reflexologia, Yoga e Meditação pelo Planeta com Aromaterapia, Terapia com tambor xamânico, Mutirão de Reflexologia e Ação on-line com o Coletivo SOS Barueri e Adesão à Frente Brasileira de Alternativas à Incineração. Para saber como foi, clique aqui.
Na última semana de junho promovemos a Terapia Comunitária presencial “Como aumentar a Autoestima”, tema fundamental para o bem-estar mental e físico, já que a aceitação de si mesmo se reflete em cada aspecto da vida. Para entender mais sobre o Autoconhecimento, leia matéria completa aqui.
Chegando em julho, a Terapia Comunitária “Como manter um relacionamento positivo e feliz” foi nossa nova aposta.
Em agosto falamos sobre “Como as emoções interferem nas finanças e vice-versa”. Todas as vivências estão disponíveis no canal do Movieco no Youtube.
Também em agosto, o Movieco renovou a parceria com o Dr Ricardo Balsimelli e ofereceu o curso Saúde Mental baseada em Mindfulness com 90% de desconto. A comunidade de Barueri e região novamente pode se beneficiar desse programa de saúde completo e responsável.
Agosto foi um mês cheio. Prova disso é que o Movieco participou do I Congresso de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde de Rondônia. O evento foi realizado entre os dias 26, 27 e 28 de agosto no auditório da FIMCA, em Porto Velho, Rondônia. Foi o I Congresso de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde do estado de Rondônia.
O tema escolhido foi “Promovendo a Cultura do Cuidado“. Para sabe como foi, clique aqui.
Em setembro, o tema da Incineradora em Barueri virou reportagem no Uol: Movimento contra queima de resíduos quer apoio de candidatos: ‘Destruição’. Ficamos muito felizes em ver nossa voz circulando nos grandes veículos de comunicação.
Em setembro, o destaque foi para o Setembro Amarelo, um alerta real sobre a importância da prevenção ao suicídio. Para isso trouxemos a Terapia Comunitária Valorização da vida X Suicídio.
Em novembro, após o segundo turno das eleições de outubro, produzimos uma matéria com as propostas do novo governo, que trazem esperança por dias melhores. Para conferir, leia: Vitória dos movimentos ambientalistas: conheça as propostas do novo governo para as pautas ambientais – Movieco
Também falamos sobre a 27ª edição da Conferência da ONU sobre as Mudanças Climáticas, realizada entre os dias 6 e 20 de novembro, em Sharm El Sheikh, no Egito. O evento foi o maior e mais importante relacionado ao clima no planeta. Mais de 190 países se reuniram para firmar compromisso e debater possíveis soluções para reduzir os impactos e efeitos causados pelas mudanças climáticas. Acordo sobre ‘perdas e danos’ marcou o encerramento da COP-27 no Egito.
A última Vivência Integrativa de Ayurveda foi realizada em dezembro. A fim de promove saúde e bem-estar, os participantes prepararam uma bebida saudável: a panaceia. Para saber como foi, leia: Vivência Integrativa de Ayurveda promove saúde e bem-estar
Outro resultado importante
A Farmácia Viva recebeu a visita monitorada de 361 pessoas da comunidade. Lá elas tiveram acesso aos canteiros de plantas medicinais cultivadas no Espaço Ecologia do Ser, e podem ser usadas para promover saúde e bem-estar.
Para conferir todas as aulas e atividades gravadas, acesse o Canal do Movieco no Youtube clicando aqui.