Via Verde – Recuperação de Áreas Degradadas e Produção de Nativas
Período: de 2009 a 2015
O Via Verde foi um projeto fomentado pelo Comitê de Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, financiado pelo Fehidro e Movieco.
O objetivo foi a recuperação de uma área degradada no Centro de Barueri, o incentivo ao plantio de nativas na região compreendida pela sub-bacia hidrográfica do Alto Tietê – trecho Pinheiros/Pirapora, bem como a neutralização de poluentes lançados no ar.
A área do viveiro e do plantio ficavam na porção até então pertencente ao Círculo Militar da Guarnição de Osasco e Barueri.
O viveiro foi instalado e produziu 60.000 mudas de 80 espécies nativas da Mata Atlântica.
Desse total, metade foi plantada em 4 alqueires e a outra metade doada para Itapevi, Santana de Parnaíba e Barueri.
O projeto contou com cursos de formação de agentes viveiristas, em 3 turmas com participação de 70 pessoas, na qual a metodologia era teórica e prática no viveiro, com tratos culturais, quebra de dormência das espécies da mata atlântica e plantio.
O exército (teoricamente dono da área implantada) encerrou o projeto, então os equipamentos foram doados para o município de Barueri.
A área possui 22 nascentes e sofre com constantes lançamentos de resíduos da construção civil e está sendo preparada para ser entregue à incorporadores imobiliários.