ONU destaca recuperação da camada de ozônio

Neste Dia Internacional da Preservação da Camada de Ozônio, a ONU celebra os avanços dos últimos 40 anos na proteção desse escudo vital e destaca a importância de eliminar gases de efeito estufa para conter o aquecimento global.

Neste Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio, celebrado em 16 de setembro, a ONU destaca os avanços alcançados nos últimos 40 anos na proteção desse escudo natural essencial para a vida na Terra, que absorve os raios ultravioleta do sol.

A data também marca o 40º aniversário da Convenção de Viena, assinada em 1985, que reconheceu a destruição do ozônio estratosférico como problema global e levou ao Protocolo de Montreal, firmado em 1987. Este protocolo lista mais de 100 substâncias nocivas que foram eliminadas gradualmente, reduzindo mais de 99% da produção e consumo desses gases usados em refrigeração, espumas e sprays.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, ressaltou que o Protocolo de Montreal é um marco de sucesso multilateral e comemorou a recuperação da camada de ozônio, visível no encolhimento do buraco sobre a Antártida em 2024. Projeções indicam que níveis globais retornarão aos de 1980 até 2040, no Ártico até 2045, e na Antártida até 2066.

Riscos crescentes do aquecimento global

Apesar desse progresso, Guterres alertou para os riscos crescentes do aquecimento global e convocou os países a ratificarem e implementarem a Emenda de Kigali, que prevê a redução dos hidrofluorocarbonetos (HFCs), gases de efeito estufa potentes. Essa ação pode evitar até 0,5 ºC de aumento da temperatura até o final do século, podendo dobrar seus benefícios se combinada com tecnologias mais eficientes de refrigeração.

O secretário-geral destacou que este compromisso deve estar refletido nos novos planos climáticos nacionais, compreendendo todos os setores econômicos e tipos de gases, reforçando que “cada fração de grau importa e cada ação conta” para proteger o planeta e as futuras gerações.

Fonte: Nações Unidas
Foto: NASA – A camada de ozônio, uma fina camada de gás, é vista do espaço.

Outras Matérias