Realizada presencialmente no Espaço Ecologia do Ser, na sede do Movieco em Barueri, no dia 23/09, a Vivência Integrativa com Arteterapia “Tecendo nosso filtro dos sonhos”, proporcionou aos participantes um momento de alegria, interação e troca de ideias e experiências.
Ministrada pela arteterapeuta Aureazinha Molin, a atividade começou às 16h e transcorreu noite adentro, encerrando apenas às 21h. As participantes aprenderam como inserir o filtro dos sonhos em suas vidas cotidianas, a fim de ganharem uma noite mais tranquila de sono e descanso.
O filtro dos sonhos promete bloquear qualquer intervenção negativa durante o descanso e proteger as pessoas. Também conhecido como apanhador de sonhos, o talismã surgiu com os índios norte-americanos. Atribui-se sua origem à tribo ojíbua (ojibwe, no inglês), tendo sido adotado por outros povos indígenas antes da popularização.
O formato de teia de aranha, ao centro, não é à toa. Há muitas lendas que citam o aracnídeo. “Diferente do que a imagem de medo que as aranhas podem nos transmitir, essas tribos acreditam que a aranha carrega a ‘medicina’ maternal, acolhedora, protetora e mística”, aponta Jacqueline Naylah, cientista bióloga e terapeuta holística (em matéria publicada no Uol em 05/03/2021).
Significado
“Para os ojíbuas, os sonhos são mensagens do plano espiritual e precisam ser protegidos. O uso de filtro sonhos serve como símbolo para filtrar esses incômodos. Bons sonhos passam e deslizam suavemente pela teia, trazendo conforto para quem está dormindo. Já os sonhos ruins são apanhados em sua rede protetora e queimados à luz do dia”, completa Jacqueline.
O amuleto de proteção deve ser utilizado acima da cama, obrigatoriamente em lugar que a luz do sol da manhã consiga alcançá-lo. Isso serve para limpar e purificar o filtro. Há também quem opte por pendurá-lo na varanda ou na porta de entrada. Da mesma forma que afeta os sonhos por ser uma teia, também é capaz de filtrar cargas densas que estejam na linha de entrada do ambiente.
O filtro dos sonhos passou a fazer parte da Arteterapia justamente porque, ao aprender a fazer um filtro dos sonhos, a pessoa pode entrar em contato com o que se relaciona com o corpo físico, suas emoções, sua espiritualidade e com as pessoas. Com isso, ela vai tomando consciência do que está acontecendo ao seu redor.
Nesta atividade, a comunidade de Barueri utilizou materiais para sua produção que auxiliaram o aprendizado de uma forma lúdica.
“Para o pensamento nativo, a teia dos sonhos é como uma mandala para inspirar a criatividade, a imaginação, e ajudar a transformar todos os sonhos e objetivos em realidade”, explica Aurea Molin, Arteterapeuta que ministrou a atividade no Movieco.
Tânia Mara Moraes, Coordenadora da ONG Movieco e do Projeto Ecologia do Ser, que também participou da atividade, disse que a vivência se estendeu até as 21h em razão de haver uma grande integração entre as participantes.
“A vivência foi muito divertida, posso dizer que foi um sucesso total. Todos estavam com muita saudade das atividades presenciais. Ressalto que todos os praticantes estavam de máscara e vacinados. Nosso tempo juntos foi alegre, divertido, também houve dança circular. Além disso, as pessoas desabafaram, contaram dos seus problemas, de suas perdas neste momento de pandemia. Por estarem em roda, fazendo o filtro dos sonhos, foi um tempo de muita troca de energia”, ressaltou.
Confira abaixo as fotos da Vivência Integrativa com Arteterapia “Tecendo nosso filtro dos sonhos”:
Como fazer seu filtro dos sonhos
- Pegue um círculo de sua preferência;
- Enrole o fio de barbante por todo o círculo e dê um nó bem firme na ponta;
- Em seguida, comece a fazer a teia. Pode-se utilizar o barbante. Puxe o fio até que ele forme uma linha reta no aro;
- Em seguida, passe o fio novamente em volta do aro e por dentro da linha reta criada anteriormente, formando um nó;
- Faça novamente o mesmo procedimento, mas por toda a lateral do arco, mantendo uma distância padrão entre os nós para formar o filtro dos sonhos;
- Em seguida, comece a fazer os nós dentro das linhas dos barbante já posicionados. Faça o mesmo processo até fechar a teia;
- A seguir, faça um nó e corte com a tesoura a ponta que sobrar;
- Quando a teia no centro do círculo estiver pronta, pegue outros pedaços de barbante e amarre na parte inferior do aro, deixando esses pedaços de barbante pendurados;
- Para finalizar, cole as penas.
É possível fazer o filtro dos sonhos em casa com poucos materiais: círculo, barbante e penas. Depois de pronto, o resultado será melhores noites de sono e descanso.
Confira também vídeo da Vivência no canal do Movieco no Youtube e o passo a passo de como fazer o filtro dos sonhos:
Inscreva-se no canal, caso ainda não seja inscrito. Curta e compartilhe o vídeo com seus amigos. Para acessar o canal, clique aqui.