Fórum Social Mundial em Porto Alegre, 2005; Fórum Social Mundial em Belém do Pará, 2009. Rio+20 e Cúpula dos Povos, 2012
O Fórum Social Mundial, de 2005, realizado em Porto Alegre, foi um evento significativo no cenário global, marcando a quinta edição deste importante encontro. Ele surgiu como uma contraposição ao Fórum Econômico Mundial em Davos, e tem como objetivo reunir organizações e movimentos sociais de todo o mundo para discutir e promover a justiça social, econômica e ambiental.
O fórum de 2005 foi pautado por uma variedade de temas. Entre os principais tópicos discutidos estavam:
Desigualdade Social e Econômica;
Paz e Conflitos;
Sustentabilidade Ambiental; Direitos Humanos e Justiça Social
O Fórum Social Mundial de 2005 teve um impacto significativo em vários níveis. Serviu como catalisador para o fortalecimento de redes de organizações e movimentos sociais, promovendo a troca de experiências e ideias. Também contribuiu para a visibilidade das causas defendidas por esses atores no cenário global.
Fórum Social Mundial – Belém do Pará, 2009
O Fórum Social Mundial de 2009, realizado em Belém do Pará, foi um marco, destacando-se pela sua ênfase em questões ambientais, indígenas e de desenvolvimento sustentável na Amazônia, uma região vital para o planeta.
O encontro reuniu cerca de 133 mil participantes de diversas partes do mundo, refletindo a rica diversidade cultural e social da região amazônica.
Entre os principais tópicos discutidos estavam:
Sustentabilidade e Amazônia;
Crise Econômica Global;
Diversidade e Direitos Humanos.
Esta edição destacou o papel crucial da Amazônia na agenda global e levou as urgências locais para o debate internacional, reforçando a necessidade de políticas sustentáveis e inclusivas.
No Fórum Social Mundial de Belém, em 2009, o Movieco promoveu oficinas de Agenda 21 Escolar e da Carta da Terra, propondo-as como uma importante ferramenta de educação ambiental.
Rio+20 e a Cúpula dos Povos – 2012
A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, conhecida como Rio+20, ocorreu no Rio de Janeiro em junho de 2012, duas décadas após a histórica Eco-92.
Paralelamente à conferência oficial, a Cúpula dos Povos foi organizada por movimentos sociais e organizações civis para discutir e propor alternativas populares às decisões governamentais e corporativas.
Entre os temas debatidos, surgiram:
Sustentabilidade em debate;
Cúpula dos Povos.
A Rio+20 reafirmou compromissos globais para o desenvolvimento sustentável. Já a Cúpula dos Povos serviu como uma plataforma vital para expressar descontentamentos e apresentar visões alternativas centradas nos direitos humanos e na justiça social.
Na Rio +20 foi realizado pelo Movieco um coletivo da região Oeste de São Paulo, na sede do Movieco, com a parceria da Cooperativa de Reciclados de Barueri, a coordenadoria de Meio Ambiente de Barueri e cidadãos interessados.
A apresentação na Cúpula dos Povos teve como tema principal a Educação Ambiental, Carta da Terra, Agenda 21 e Permacultura.
As participações em eventos globais que envolvem a sociedade servem para mobilizar e fortalecer o ativismo sobre questões relevantes como mudanças climáticas, água, segurança alimentar, entre outras.