Equipe do Movieco realiza Vivência Terapêutica Reconhe-SER

De acordo com a terapeuta Silvânia Oliveira do Nascimento foi “Uma alegria desenvolver essa Vivência Terapêutica para a equipe de terapeutas e colaboradores do Projeto Ecologia do Ser do Movieco”. Ela explica que “Todos da equipe foram muito receptivos, que estavam com o coração aberto”.

Realizada na última quinta-feira, 24, na sede do Movieco, em Barueri, a equipe de terapeutas e colaboradores da ONG tiveram a oportunidade de experimentar uma Vivência Terapêutica denominada Reconhe-SER, especialmente desenvolvida para este momento vivido.

Silvânia trabalha com oficinas de Yoga, Yoga do riso e outras terapias. Atualmente ela tem feito um trabalho de junção de algumas técnicas terapêuticas, como dança circular, Yoga do riso, dinâmica de grupo e outros movimentos terapêuticos, aplicados numa vivência com o propósito do despertar do auto conhecimento.

Silvânia Oliveira do Nascimento

O objetivo principal da Vivência Terapêutica Reconhe-SER era de reconectar-se. Silvânia explica que, por conta da pandemia, as pessoas têm vivido momentos de angústia, de dor, de perda de familiares e amigos e isso, claro, gera muitas angústias.

“Elas têm visto no noticiário a quantidade de pessoas que têm morrido. Então eu fiz um trabalho para a gente limpar o campo, os membros. Fizemos juntos um trabalho de conexão, de reconhecer de onde vem o poder, a força dos ancestrais e para onde queromos ir. Receber do universo o que ele tem e também integrar o grupo dentro da proposta do Ecologia do Ser e do Movieco, para que unidos, com o mesmo olhar, amor e dedicação, eles possam caminhar juntos para auxiliar as pessoas que chegam ao Ecologia do Ser em busca de acolhimento das práticas integrativas”, explica.

Para Solange Sant’Ana de Moraes, funcionária da limpeza e manutenção do Espaço Ecologia do Ser, a vivência foi surpreendente.

“Surpreendi-me com a vivência. Foi maravilhosa, uma experiência muito boa. Parece que a terapeuta adivinhou o que eu estava sentindo.
Essas atividades que o Movieco promove aos funcionários, me faz sentir mais entusiasmada no meu trabalho”, disse.

Para Patrícia de Almeida, que trabalha de forma autônoma na ONG, a vivência Reconhe-Ser reforçou a importância de conexão para a consciência da reciclagem que é preciso sempre fazer.

“A dança circular foi fantástica. Senti uma alegria de criança, uma leveza. Participar da atividade com meus colegas terapeutas aumentou o vínculo e a sintonia entre nós. Trabalhar em uma instituição que está atenta às necessidades dos terapeutas é, acima de tudo, um ato de carinho que nos motiva a ser melhor a cada dia no que fazemos com amor”, compartilhou.

A terapeuta ainda completa:

“A oficina Reconhe-Ser recebeu este nome porque todos nós temos um auto potencial dentro de nós, mas às vezes, na dinâmica do dia a dia, entramos no automático e então esquecemos do nosso poder. Acabamos olhando e cuidando do outro e esquecemos de cuidar de nós mesmos”.

Nicinha Boniolo, responsável pelo acolhimento das pessoas no Projeto Ecologia do Ser, agradeceu muito à terapeuta Silvânia pela aplicação da Vivência. Ela disse que aprendeu muito e se sentiu agraciada pelo momento vivido.

“A dança foi muito boa, os desenhos que fizemos lá, as experiências que ela passou a nós. Estou colocando em prática o que aprendi. Tudo foi maravilhoso”, destaca.

Tânia Mara, coordenadora do projeto e responsável por promover esta Vivência, demonstrou gratidão ao trabalho realizado por Silvânia.

“Eu agradeço a Silvânia por compartilhar conosco conhecimentos ancestrais com tanto carinho, e agradeço à equipe do Ecologia do Ser do Movieco pela competência, entendimento, perseverança e acima de tudo, vontade de acolher o próximo. Namastê”, finalizou.

Veja algumas fotos da vivência realizada:

Reconhe-Ser é uma forma de reconhecer o ser maravilhoso que cada um de nós é, com seus potenciais e limitações. E com estas limitações aprender a lidar, para transpô-las, para aprender a lidar com nossas dores, dificuldades”, finaliza Silvânia.

Para conhecer mais sobre o trabalho da terapeuta, clique aqui.

Outras Matérias