Texto por Jucelene Oliveira
Movieco realiza mensalmente, e de forma gratuita, vivências integrativas que oferecem saúde e bem-estar à comunidade
Foi realizada pelo Movieco, no dia 15 de abril, de forma 100% gratuita e online, a vivência integrativa massagem Abhyanga (oleação ou snehana), metodologia de utilização transdérmica do óleo vegetal por meio de massagem terapêutica.
Esta Vivência Integrativa Ayurveda faz parte do Projeto Ecologia do Ser e é indicada a todos aqueles que buscam maior qualidade de vida, e boas práticas em seu cotidiano. Na aula ministrada pela terapeuta Gabriela Cristina Raggi, foi compartilhado sobre os benefícios e a forma correta de aplicação dos óleos.
Abhyanga, para quem não conhece, pode ser realizada em todo corpo do praticante com óleos vegetais. Daí a necessidade de uma quantidade adequada de óleo que dependerá de cada participante.
O terapeuta, antes de iniciar o tratamento, deve fazer a leitura do desequilíbrio do paciente. Neste caso o diagnóstico de distúrbios relacionados a Vata, Pitta, Kapha, Agni (fogo digestivo) e Ama (toxinas) são fundamentais antes do início da massoterapia.
Rafael Lira, 36 anos, educomunicador e ativista socioambiental, disse que conhece o trabalho do Movieco há 15 anos. Ele relembra que acompanhou as ações relacionadas a Agenda 21, Educação Ambiental e outras.
“Estou feliz com as ações do Movieco neste momento de pandemia, com a promoção das Práticas Integrativas e Complementares. Nós entendemos saúde em um termo mais amplo. Não apenas da cura do corpo, do ser humano, mas da terra também, e como isso está integrado”
Morador do Parque Imperial há muitos anos, ele conta que conheceu Ayurveda e se aprofundou nas PICs juntamente com o Movieco. Fez curso de Ayurveda em 2019, antes da pandemia, e participou agora da aula de Abhyanga, podendo aprender para fazer uso dos óleos.
“Estou em tratamento com a Gabriela [Raggi] e gosto muito do trabalho que ela realiza. Me identifico com sua didática. Na aula de Abhyanga, ela trouxe várias questões, tirou dúvidas. Demostrou como se faz a aplicação dos óleos de forma simples e objetiva. Achei muito bom, trabalho profissional”.
Lira também destaca que estuda Aromaterapia, outra PIC que o Movieco tem incorporado em suas aulas e cursos, e se orgulha ao dizer que gosta muito do trabalho do Movieco.
Rita Bergamino, de 56 anos, empresária e também moradora de Barueri, destacou que o trabalho realizado no Movieco atende suas expectativas.
“Hoje sigo as práticas de Ayurveda com a terapeuta Gabriela e me identifico muito. Já conhecia o Movieco há algum tempo. Tive participação voluntária na Agenda 21 junto à Secretaria do Meio Ambiente de Barueri. Fazia Engenharia Ambiental na época e foi exatamente nessa vivência que tive a oportunidade de conhecer a ANG. Acho o lugar incrível e o papel deles na sociedade é muito importante em diversos aspectos”.
Ela conta que já faz uso das PICs.
“Recebo Reike, agora remotamente, mas já recebi tratamento com Auriculoterapia e já acompanhei as aulas de Yoga. A vivência integrativa da massagem foi maravilhosa. Eu ainda não conhecia. Achei a didática utilizada pela terapeuta Gabriela muito boa, a parte prática da massagem é fácil, resultando em um grande relaxamento, uma boa conscientização corporal. Além de uma maravilhosa hidratação com o óleo adotado para aplicar a técnica”.
Para ela, a aula foi simples, prática e funcional. “Já incorporei ao meu estilo de vida e recomendo a todos!”.
Educação Popular para Saúde – Ayurveda
Ayurveda faz parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS. É reconhecido pela OMS como um dos maiores e mais completos sistemas tradicionais de saúde.
Em sua abordagem preventiva e curativa, este sistema de saúde dá importância aos hábitos alimentares e ao estilo de vida, enfatizando a adoção de uma rotina adaptada à sazonalidade, que esteja alinhada aos ritmos da natureza. É mais fácil manter uma boa saúde que recuperá-la. Por isso é importante sempre manter-se em equilíbrio, fortalecendo a imunidade de forma ativa.
A pele é nosso maior órgão e segundo esta medicina natural, só passamos na pele algo que comemos. Esta técnica proporciona não
só a nutrição como a desintoxicação, sendo favorecida pelo suor por atividade física e banho quente.
“SNEHA é a palavra em sânscrito, tanto para óleo, como para amor. Os efeitos do Abhyanga são como ‘saturação por amor’. Trazem um
sentimento profundo de estabilidade, entusiasmo e conforto”, explica Gabriela Cristina Raggi.
Benefícios gerais:
1- Promove a função nervosa e equilibra o sistema nervoso
2- Aumenta circulação de sangue e linfa
3- Auxilia na excreção de malas (excreções)
4- Beneficia a pele e cabelos (efeitos estéticos)
5- Ajuda na função gastrointestinal
6- Alivia tensões e dores musculares
7- Promove dissolução de estresse, tensão emocional, ansiedade e gera um sono repousante
8- Indicado nos distúrbios de Vata Dosha
9- Apresenta bons resultados em alterações músculo-esqueléticas (reumatismos)
10- Libera os Doshas dos tecidos para o TGI (tubo digestivo) para serem eliminados
11- Promove a libido, ou seja, é indicado no tratamento das disfunções sexuais
12- Indicado na dependência à drogas (álcool, tabaco, maconha, cocaína etc)
Para conferir a aula na íntegra, veja abaixo ou acesse nosso canal no Youtube!
Participe no mês de maio!
Perdeu a primeira aula gratuita realizada em abril? Não tem problema. Você pode consultar o material disponibilizado pela terapeuta Gabriela Cristiana Raggi na Biblioteca Ecológica do Movieco, e também pode participar da próxima aula, que será realizada no dia 20/05.
Tema: Pontos Marma – Regiões de convergência de tecidos do corpo (para aliviar dores)
– Dia 20/05 (quinta-feira) às 15h
Não perca!
O Projeto Ecologia do Ser oferece uma série de atividades e terapias que fazem parte do Atendimento Terapêutico Social e da Educação Popular para Saúde e Meio Ambiente. Para saber mais, acesse aqui.
***
Fonte: Clínica de Ayurveda (www.ayurveda.com.br)
Foto destaque: retirada do Espaço Lótus