Programa USP 60+ abre inscrições em fevereiro e permite participação em disciplinas regulares, além de atividades físicas e culturais, em diversos campi.
A Universidade de São Paulo oferece mais de 6,5 mil vagas gratuitas para pessoas com 60 anos ou mais no primeiro semestre de 2026, por meio do programa USP 60+.
O público pode se inscrever em disciplinas regulares nas áreas de comunicação, direito, administração, tecnologia e educação, além de atividades físicas e culturais.
Segundo Egídio Dórea, professor e coordenador do USP 60+, a única exigência para participar é ter 60 anos completos, sem necessidade de formação prévia.
“A única exigência para se inscrever é ter 60 ou mais anos, pois um dos pilares da Universidade é que ela é aberta a todos. Você não precisa ter nenhuma formação prévia para participar de uma atividade da USP 60+, e os cursos são, na sua grande maioria, gratuitos. No site, você escolhe o campus desejado e lá vai ter o elenco das atividades, que você participa na sala de aula junto com alunos de graduação da USP. Você escolhe uma dessas atividades de acordo com o seu interesse, haverá uma breve descrição sobre a atividade escolhida, os dias em que deve participar e algumas exigências, a depender do que for escolhido”, afirma.
Os participantes frequentam as aulas com alunos de graduação, conforme o campus escolhido.
No site do programa, é possível consultar a lista de atividades, com descrição, dias, horários e exigências específicas, que variam conforme a disciplina. Por fim, as inscrições começam em 2 de fevereiro e seguem abertas até o preenchimento das vagas ou o início das atividades, conforme a unidade.
Fonte: USP
Foto: Foto: Elcio Silva (retirada do site da USP)





