Texto por Jucelene Oliveira
Apesar de todas as dificuldades, incertezas e temores que vivenciamos no ano de 2020 – em razão da pandemia, do isolamento social, dos problemas econômicos e da crise na saúde, o Movieco – Movimento Ecológico não parou nem por um instante de realizar seu incansável trabalho (ou missão) junto à comunidade de Barueri.
Por meio do Projeto Ecologia do Ser, que trabalha com 2 vertentes específicas (Atendimento Social / Educação para Saúde e Comunicação para Difusão e Educação para Saúde), de janeiro a dezembro do ano passado, uma série de atividades, oficinas, atendimentos, cursos online e assistência presencial foram oferecidos aos moradores de Barueri.
Ao término do ano, aplicamos uma minuciosa pesquisa de satisfação com o público que frequentou o Espaço Ecologia do Ser (antes da pandemia) ou participou de algum atendimento – presencial ou a distância – e conhece ou utilizou alguma atividade com a equipe do Movieco. A pesquisa foi realizada entre os dias 02 e 26 de fevereiro e contou com a participação de 85 pessoas.
Os números do projeto
Dentro do Ambulatório Integrativo – no qual se realizam as atividades de Triagem, Ayurveda, Reiki, Auricular e Yogaterapia e outras PICs, o Movieco realizou 2158 atendimentos de triagem para conhecer a necessidade e o perfil das pessoas que buscavam algum tipo de tratamento ou procedimento terapêutico. Nesta avaliação o paciente é orientado sobre o melhor tratamento para ele.
Em se tratando da prática de Ayurveda, foram realizados 1.145 atendimentos, sendo 426 em forma de teleterapia e 719 no modelo presencial.
O Reiki também foi muito procurado pela comunidade: foram 315 atendimentos a distância e 317 presenciais, totalizando 632.
Os terapeutas do Projeto prestaram 311 atendimentos de Auriculoterapia em 2020. Em se tratando de Yogaterapia foram 70 encontros registrados.
Em cumprimento à Meta 2 do Projeto, foram 16 encontros de Vivências Integrativas: com 16 vídeos editados e publicados no canal do Movieco no Youtube e 11 apostilas de Farmácia Viva disponibilizadas com os conteúdos promovidos pelos terapeutas e professores.
No período mais crítico da pandemia, a Farmácia Viva migrou para o formato digital, sendo feita uma live com a coordenadora do Projeto, Tânia Mara, e Eunice Boniolo, sobre a coleta do açafrão do canteiro de plantas medicinais.
Também foram realizadas 30 visitas monitoradas e mais de 12 vídeos produzidos e disponibilizados para estudo e aprendizado no canal do Movieco no Youtube.
Nas diversas atividades realizadas presencialmente no Movieco, os participantes responderam pesquisa de satisfação e avaliação dos serviços e das atividades prestadas.
No encerramento do ano, O Movieco, em parceria com o Dr. Ricardo Balsimelli, promoveram o Curso de Mindfulness e Gerenciamento do Estresse de forma 100% gratuita. Para saber todos os benefícios que esta prática trouxe aos participantes, leia matéria completa aqui.
Resultado da Pesquisa de Satisfação
Das 85 pessoas que responderam ao questionário de satisfação, 52,9% declararam ter realizado sua primeira Prática Integrativa e Complementar no Movieco durante o ano de 2020.
Desse número, 85,1% declaram ser a primeira experiência com Práticas Integrativas realizada em uma ONG.
Quando questionadas se durante o período da pandemia, elas haviam recebido algum tipo de atendimento no Projeto Ecologia do Ser, de forma presencial ou online:
– 90,8% pessoas disseram que SIM;
– 3,4% disseram que receberam parcialmente;
– 5,7% declararam que não receberam.
Em relação ao nível de satisfação com o Projeto Ecologia do Ser:
– 86,2% declaram estar MUITO SATISFEITAS;
– 13,8% declararam estar Satisfeitas;
Nesta pesquisa também tivemos o cuidado de perguntar se, na opinião dos pacientes, a decoração do Espaço Ecologia do Ser tinha algum de influência no processo de consciência e/ou de cura.
Na opinião da imensa maioria (96,6%), SIM, o espaço tem algum de influência. Apenas 3,4% declaram Não.
Quanto à equipe de profissionais que presta atendimento no Projeto Ecologia do Ser, os pacientes demonstraram muito carinho e gratidão.
– 93,1% declaram estar MUITO SATISFEITAS;
– 6,9% declaram estar SATISFEITAS;
Quanto ao grau de satisfação em relação à Farmácia Viva:
– 49,4% declaram estar MUITO SATISFEITAS;
– 27,6% declaram estar SATISFEITAS;
– 20,7% declararam que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer a atividade;
– Apenas 2,3% disseram não estar satisfeitas;
Quanto à utilização de plantas medicinais em processos de tratamento complementar de cura em sua própria residência:
– 75,9% declaram utilizar as plantas em casa (a partir dos conhecimentos adquiridos nas aulas e oficinas);
O Movieco também quis saber se os participantes se sentiram motivados pela Farmácia Viva a realizar o cultivo de plantas medicinais em suas casas e a grande maioria dos entrevistados – 74,4% – disseram que sim.
Comunicação
Por meio do novo portal do Movieco – reestruturado em dezembro de 2020 – é possível acessar a Biblioteca Ecológica que dispõe de uma série de documentos de educação ambiental e de saúde para os interessados no tema.
Ao serem questionados sobre o grau de satisfação em relação ao material didático disponibilizado no Portal do Movieco:
– 48,3% declaram estar MUITO SATISFEITAS;
– 26,4% declaram estar SATISFEITAS;
– 23% declarou que ainda não tive a oportunidade de acessá-la e apenas 2,3% declarou não estar satisfeita.
Práticas Integrativas e Complementares
Os praticantes das PICs – como Ayurveda, Reiki, Yoga, Auricoloterapia, Quiropraxia, Aromaterapia e outras também foram questionados sobre alguma experiência particular que quisessem compartilhar sobre as Vivências Integrativas ou sobre a Farmácia Viva.
Uma das entrevistadas declarou que “aprendeu a plantar e a cultivar mudinhas de ervas para chás”.
Outra pessoa declarou que “Usa várias plantas nos seus tratamentos”.
Uma terceira pessoa disse que “Adorou o curso de Cristais online e pretende fazer ainda o de Ayurveda e outros que surgirem”.
Mais alguém compartilhou: “É incrível a variedade de plantas, e conhecer seus benefícios através da Farmácia Viva é enriquecedor”.
A pesquisa também buscou saber como a comunidade toma conhecimento das atividades do Projeto Ecologia do Ser. A imensa maioria dos entrevistados declarou que recebe informações pelos principais canais de comunicação do Movieco: grupos no WhatsApp, Facebook e postagens no Instagram. Ainda há aqueles que preferem comparecer à sede ou entrar em contato pelo telefone.
Sobre a utilização do Portal (site) do Movieco para obter informações, recursos didáticos ou fazer inscrições para alguma atividade, os entrevistados declaram:
– 62,1% pessoas disseram que utilizam o site;
– 37,9% pessoas declaram não acessar (utilizam outros recursos).
Ayurveda
Quanto aos benefícios do Tratamento de Ayurveda no Projeto Ecologia do Ser, as declarações dos participantes foram muito entusiasmadas:
“Atingi meu equilíbrio e eliminei 10 kgs. Aprendi a cuidar do corpo, da mente e da alma”.
Disse uma entrevistada
“Me ajudou muito antes e durante a pandemia, quando entrei numa depressão”, outra pessoa declarou.
“Me senti muito acolhida, as explicações foram claras, as orientações e os direcionamentos para os tratamentos foram incríveis”, disse mais alguém.
“Meu nervo ciático, a hérnia de disco e os bicos de papagaio da minha coluna melhoram muito e agora sinto bem menos dores. E aos poucos, a inflamação dos nervos está bem melhor também”.
Outro participante destacou.
Mais alguém compartilhou:
“Tenho síncopes e estive praticando Yoga. Imediatamente fui encaminhada para o tratamento com o terapeuta da ONG. Também tenho fibromialgia crônica, artrose, artrite, problemas de coluna e quadril. Se não fossem os tratamentos e o Yoga, hoje estaria numa cadeira de rodas”, desabafa.
Outro praticante destacou o trabalho da terapeuta Gabriela.
“As consultas com a Gabi foram muito instrutivas e me ajudam diariamente com meu autocuidado”.
Outra pessoa disse: “Meu esposo teve 50% do pulmão acometido por causa da Covid-19 e com os exercícios da fisioterapeuta Gabriela a recuperação foi muito rápida”.
Mais alguém compartilhou sua experiência:
“Foi maravilhoso. Me fez muito bem esse tratamento, pois, foi em uma fase de tratamento de saúde da minha coluna. E foi imprescindível para minha recuperação e meu bem-estar físico, mental e espiritual. Fiquei encantada com essa terapia”.
Quanto ao Reiki
Sobre o Reiki, os participantes também teceram muitos elogios à prática e aos terapeutas:
“Conheci o Reiki e me apaixonei tanto por essa terapia que fiz os cursos e hoje sou Reikiana também. Gratidão ao Projeto Ecologia do Ser que nos proporcionou a formação de terapeuta de Reiki”, disse uma praticante.
“Busquei após a sessão de Reik amor e perdão para o próximo e a mim mesma”, outra declarou.
“O Reiki é o recurso que mais utilizo na ONG porque tem me feito um bem enorme, tanto que hoje sou reikiana também, mas adoro a terapeuta Etel que tem me ajudado muito e me ajudou durante a pandemia. Mesmo sendo a distância, a energia dela é tão forte que é possível sentir. Eu sempre fico muito em paz após a sessão de Reiki. Quero parabenizar por esse ser de luz que compõe o quadro do Movieco, aliás, todos da equipe são iluminados. Gratidão pela oportunidade de participar”.
“Amo as práticas de Reiki e energização, aquelas pedras maravilhosas e conne hindus que para mim foi muito bom para melhorar o sono e minha sinusite. Gratidão!”
Antes de finalizar
Para finalizar a pesquisa com os usuários do Projeto Ecologia do Ser, pedimos que os participantes fizessem alguma colocação livre sobre o que quisessem. Abaixo alguns comentários:
“É um lindo projeto e todos lá estão de parabéns. A Tânia Mara foi muito feliz quando começou esse maravilhoso projeto que ajuda muitas pessoas. Só gratidão a todos!”
“Fico muito feliz em ter espaços como estes. Muitas pessoas são ajudadas através desta iniciativa. O lugar é lindo e acolhedor. As pessoas são simpáticas e acessíveis. Os cursos são ótimos, sempre bem conduzidos e com o suporte da instituição. Gosto muito de fazer parte do grupo de WhatsApp, sempre atualizado, disponibilizando informações muito relevantes. Minha gratidão aos idealizadores, aos colaboradores e aos mantenedores do projeto”.
“O Projeto Ecologia do Ser é importantíssimo para o nosso bem estar e saúde e estão ligados à natureza, clima. Ajudam a todos que necessitam de apoio (espiritual, físico, mental e aqueles que precisam neste momento de crise). Também ajudam aqueles que precisam divulgar seus trabalhos”.
“Estou maravilhada com o projeto e acho que deveria ser mais divulgado, abrindo espaços para outras pessoas e em outras cidades. Resido em Itapevi e desconheço que na minha cidade haja algo parecido que atenda a população mais carente”.
“Gosto muito da possibilidade de ter acesso de forma pública e gratuita a diversas terapias oferecidas no projeto. Sei como é difícil o conhecimento e os valores financeiros. Fora que são práticas reconhecidas pelo Sistema Único de Saúde. Tirar do papel as leis e disponibilizar com qualidade este atendimento integral é um desafio”.
“Gostaria, primeiro, de agradecer imensamente aos profissionais que participam do projeto Ayurveda. É de grande valia para todos os munícipes. E segundo me disponibilizar para qualquer espaço voltado à saúde da mulher no âmbito de Doulagem ou futuro estágio em Ayurveda”.
Por fim, o Movieco também agradece a participação de todos que responderam ao questionário e deram suas impressões e depoimentos sobre o trabalho realizado na ONG. Isso contribui para fundamentar e estimular que o trabalho continue junto à comunidade.
Namastê!