Reflexologia é uma técnica de massagem que utiliza a pressão em pontos específicos dos pés, mãos e orelhas que correspondem a órgãos e outras regiões do organismo.
Porém, a técnica da reflexologia não deve ser confundida com uma massagem básica, pois tem a função de procurar desequilíbrios de energia que se manifestam por sensibilidade no ponto.
De forma simples, natural e não-invasiva a reflexologia visa estimular forças de cura do corpo, proporcionando bem-estar emocional e físico.
Origem
As origens da reflexologia remontam à antiguidade, quando as terapias eram reconhecidas como uma forma de medicina preventiva e terapêutica. As evidências indicam que reflexologia tem sido praticada por diversas culturas ao longo da história, embora não se saiba ao certo quando e como começou.
O documento mais antigo que descreve a prática foi encontrado em escavações do Egito. O pictograma foi encontrado na tumba de um médico egípcio, Ankmahor, em Saqqara, e estima-se que foi produzido entre 2500 e 2330 a.C.
Já na Índia, foram encontrados símbolos sânscritos nos pés de uma estátua do Deus Vishnu que indiciam também a prática da massagem nos pés, há 5000 a.C.
Existem muitas teorias a respeito da origem da reflexologia, mas o que pode-se afirmar com certeza é que essa técnica suave e eficaz de massagem terapêutica conquistou um lugar de destaque na medicina complementar, e a cada dia tem ganhado mais espaço e alcançado resultados.
Pontos de Reflexologia
A técnica é dividida em três pontos que correspondem à região onde a massagem será feita. Cada ponto funciona como um mapa do corpo. São elas:
Reflexologia podal: visa estimular pontos específicos das plantas dos pés, que pode proporcionar alívio de dores, relaxamento e melhora na circulação sanguínea.
Reflexologia quirodal (das mãos): ligada diretamente com os pontos das mãos, a reflexologia quirodal promove o relaxamento físico e mental.
Reflexologia facial: relaxa e tonifica os músculos da face; pode ou não incluir as orelhas e contribui para o bom funcionamento de órgãos e articulações.