Texto por Priscila Miranda
No dia, a equipe do Movieco também participou de um treinamento interno sobre essas duas técnicas da Medicina Tradicional Chinesa, a fim de aperfeiçoar suas práticas
Bem-estar, acolhimento, cuidados com a saúde e conhecimento marcaram a Vivência Integrativa realizada este mês, no Espaço Ecologia do Ser. A iniciativa aconteceu na sexta-feira (24), em dois períodos: pela manhã, nossos terapeutas participaram de um treinamento interno e durante a tarde, recebemos o público para a realização das práticas de Moxaterapia e Ventosaterapia.
Na ocasião, os terapeutas do Movieco puderam reciclar conhecimentos e aperfeiçoar práticas, com o apoio do terapeuta especialista em Medicina Chinesa, Fabiano Ferronato, que também atua na ONG. O profissional explicou mais acerca das técnicas terapêuticas com moxa e ventosas, e em seguida, conduziu a parte prática entre os demais terapeutas.
A coordenadora do Projeto, Tânia Mara Moraes, promoveu o acolhimento de todos os participantes que se inscreveram para a atividade. “Estamos muito felizes em receber todos vocês para mais uma vivência integrativa. Nosso principal foco está em promover saúde e educação ambiental, por meio das PIC’s; ressaltando a importância da visão holística (do todo), para um estilo de vida em equilíbrio, respeito e sintonia com a natureza”, destacou.
Após o acolhimento, foi realizada a triagem do público presente e o terapeuta Fabiano explicou sobre os conceitos e principais benefícios da moxaterapia e ventosaterapia. Em seguida, os terapeutas do Projeto Ecologia do Ser fizeram a aplicação das terapias em cada um dos participantes inscritos; tudo feito com muita responsabilidade e comprometimento.
A fim de proporcionar uma experiência completa para a população, a equipe também preparou o ambiente e fez uso das técnicas de cromoterapia e musicoterapia. Para isso, na sala de cristais foram utilizadas luzes verdes que representam a luz de cura e os mantras tornaram o momento ainda mais propício ao cuidado, conexão, equilíbrio e bem-estar de forma plena.
Sobre as terapias
As terapias realizadas na ocasião foram a moxaterapia, também conhecida como moxabustão, e a ventosaterapia. Ambas as técnicas integram a Medicina Tradicional Chinesa e são baseadas nos princípios e conhecimento dos meridianos de energia da acupuntura.
Na ventosaterapia são utilizados copos especiais de sucção para gerar uma pressão negativa que aumenta o metabolismo e estimula o corpo. Enquanto na técnica da moxaterapia é utilizada uma fonte de calor para desobstruir pontos ou regiões do corpo que estejam bloqueados.
Essas técnicas embasadas na acupuntura também fazem parte das Práticas Integrativas e Complementares (PIC’s), promovidas de forma gratuita pelo Movieco através do Projeto Ecologia do Ser, que tem o apoio da Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Saúde.
Confira abaixo mais alguns registros desse dia: