Ecologia é a ciência que estuda as relações dos seres vivos entre si e com o ambiente.
A Ecologia pode estudar:
as relações que um bando de Bugios tem com os outros seres da floresta;
a influência do clima sobre todos os organismos da floresta;
a influência das florestas neotropicais sobre o clima;
a influência da ação do ser humano sobre o clima de todo o planeta.
Você pode concluir que a ecologia é um campo de estudo muito amplo.
Conceitos básicos
Indivíduo: corresponde a cada ser vivo membro de uma espécie;
População: conjunto de Indivíduos
Comunidade: conjunto de populações de várias espécies que ocupam um habitat;
Ecossistema: conjunto de indivíduos de todas as classes somadas aos fatores abióticos (ambiente);
Biosfera: conjunto de todos os ecossistemas terrestres.
Habitat: local natural onde um ser vivo se relaciona e vive;
Nicho ecológico: modo de vida de cada espécie em todos os aspectos.
Classes de indivíduos (Níveis tróficos)
Produtores: autótrofos (sintetizam glicose, seu alimento através da fotossíntese ou quimio síntese. Ex.: vegetais, algas e bactérias(algumas)
Consumidores: heterótrofos, obtém energia através da alimentação. São os herbívoros (consumidores primários), carnívoros(consumidores secundários ou terciários, e até mais, devido a complexidade das cadeias alimentares).
Decompositores: degradantes, destroem a matéria orgânica, reduzindo a átomos e moléculas que voltam a ser aproveitadas pelos produtores, reiniciando o ciclo.
O ambiente é composto por fatores químicos (átomos, substâncias) e físicos (radiação solar, temperatura, umidade, clima etc.). A circulação de energia e fluxo de matéria é feita através da alimentação que pode ser representada pelas cadeias e teias (mais complexas) alimentares.
Relações entre os seres vivos
Harmônicas:
–MUTUALISMO (antiga simbiose): relação onde um indivíduo ajuda o outro permanentemente e É NECESSÁRIA para a sobrevivência de ambos. Ex.: Cupim e protozoário. Herbívoros e bactérias. (Digestão da celulose, produção da enzima celulase).
–PROTOCOOPERAÇÃO: relação de associação NÃO NECESSÁRIA para a sobrevivência de ambas espécies. Ex.: Paguro e anêmona. Gado e a nú (tira os carrapatos do gado).
–COMENSALISMO: quando um ser se alimenta dos restos alimentares de outro, um dos seres apenas é beneficiado. Ex.:Tubarão e Rêmora.
–INQUILINISMO: um ser utiliza o outro de moradia, sem prejudicar a vida de ambos. Ex.: Ofiúro e Esponja.–EPIFITISMO: quando uma planta utiliza outra de suporte, sem prejudicar a circulação, as funções vitais da outra. Ex.: Orquídea e Bromélia.
–COLÔNIA: são seres da mesma espécie que se unem fisicamente facilitando a função das demais e tornando impossível a distinção muitas vezes. Ex.: certas bactérias (a que causa pneumonia) e Caravela (são vários indivíduos de diferentes formatos, que se unem e cada um representa uma função).
–SOCIEDADE: indivíduos que há divisão em castas e de trabalhos, de forma cooperativa. Ex.: Seres humanos, formigas e abelhas.
Desarmônicas.
–PREDATISMO: relação entre dois indivíduos de espécies distintas, onde um mata o outro para se alimentar. Quando se trata de herbívoros, esta relação recebe o nome de HERBIVORISMO. (Quando esta relação se dá na mesma espécie, é chamada de CANIBALISMO). Ex.: Leão e zebra.
–PARASITISMO: relação entre dois indivíduos de espécies distintas, onde um obtém alimento de outro, causando prejuízo no outro. O ser parasita é o hóspede e o ser parasitado, hospedeiro. Não interessa ao parasita a morte do hospedeiro. Endoparasitas vivem dentro, ectoparasitas fora. Ex.: Tênia e homem. Piolho e homem.
–AMENSALISMO: relação em que o desenvolvimento de um indivíduo impede o desenvolvimento de outro no mesmo local. Ex.:Fungos e bactéria (penicilina, fungo que mata e impede o crescimento de novas bactérias no local).
–MIMETISMO: camuflagem. Bicho-pau e louva-a-Deus são exemplos, já que parecem-se com troncos para confundirem a ação de predadores.
–ESCLAVAGISMO: indivíduos que sequestram outros de diferentes espécies para obter alimentos ou benefícios. Ex.: O pulgão que é sequestrado pela formiga e esta, por sua vez, alimenta-se do açúcar produzido pelo pulgão.
Competição intra-específica ocorre quando existem grandes quantidades de indivíduos de mesma espécie disputando pela mesma fonte alimentar. Competição interespecífica ocorre quando existem animais de espécies diferentes com o mesmo nicho ecológico, dificultando reprodução, alimentação etc.
Fonte: https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Ecologia/